Para atingir seus objetivos institucionais, a Fundação São Francisco de Assis está organizada para trabalhar em diferentes linhas de atuação, para melhor contribuir para o aprimoramento da sociedade e de organizações em geral, assim como para a melhor consecução de suas ações socioambientais.

Estas linhas de atuação se entrelaçam com nossa estratégia e fundamentos, sendo definidas para impulsionar nossa missão de colaborar com sociedade e organizações com iniciativas de alto impacto que garantam mudanças reais, para melhor.

Politica de Captação de Recursos

A captação de recursos na área ambiental refere-se ao processo de obtenção de financiamento e recursos necessários para a realização de projetos e iniciativas relacionados à preservação e conservação do meio ambiente. Essa captação de recursos é essencial para apoiar a implementação de ações que visam mitigar impactos ambientais, promover a sustentabilidade e conservar ecossistemas.

Existem diversas fontes de financiamento para projetos ambientais, incluindo:

• Governo: Agências governamentais nacionais e internacionais podem disponibilizar recursos para projetos ambientais, seja por meio de subsídios, doações ou contratos.
  • Organizações Não Governamentais (ONGs): Muitas ONGs ambientais dependem de doações de indivíduos, empresas e fundações para financiar suas iniciativas.
  • Setor Privado: Empresas podem contribuir para projetos ambientais como parte de suas responsabilidades sociais corporativas (RSC) ou por meio de parcerias estratégicas.
  • Instituições Financeiras: Bancos, fundos de investimento e outras instituições financeiras podem oferecer financiamento para projetos que tenham impacto positivo no meio ambiente.
  • Acordos Internacionais: Algumas iniciativas ambientais recebem financiamento de acordos internacionais e tratados que visam abordar questões globais relacionadas ao meio ambiente.

A captação de recursos na área ambiental requer estratégias eficazes de comunicação e engajamento, destacando os benefícios e impactos positivos dos projetos propostos. Além disso, a transparência na gestão dos recursos é fundamental para garantir a confiança dos doadores e parceiros. O objetivo final é assegurar a implementação bem-sucedida de ações que contribuam para a conservação e sustentabilidade ambiental.

Como Funciona a Captação de Recursos no Brasil

A captação de recursos na área ambiental no Brasil pode ocorrer por meio de diferentes fontes e mecanismos. Aqui estão algumas das principais formas de financiamento utilizadas para apoiar projetos ambientais no país:

Recursos Governamentais:

• Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA): O FNMA é um órgão do Ministério do Meio Ambiente que financia projetos relacionados à conservação e preservação ambiental.
  • Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF): Destinado ao financiamento de projetos relacionados à preservação e uso sustentável de florestas.
  • Recursos Estaduais e Municipais: Governos estaduais e municipais também podem disponibilizar recursos para projetos ambientais em suas jurisdições.

Doações Internacionais:

• Agências e Organizações Internacionais: Instituições como o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e agências de cooperação internacional muitas vezes fornecem financiamento para projetos ambientais no Brasil.
  • ONGs e Fundações Internacionais: Organizações não governamentais (ONGs) e fundações internacionais dedicadas à preservação ambiental também podem oferecer doações.

Setor Privado:

• Empresas e Indústrias: Empresas podem investir em projetos ambientais como parte de suas iniciativas de responsabilidade social corporativa (RSC) ou como parte de estratégias de compensação ambiental.
  • Parcerias Público-Privadas (PPPs): Colaborações entre o setor público e privado podem ser estabelecidas para financiar e implementar projetos ambientais.

Captação de Recursos através de Projetos:

• Leis de Incentivo Fiscal: Projetos ambientais podem ser financiados por meio de leis de incentivo fiscal, como a Projeto de Lei n° 4718, de 2019, dispõe sobre incentivos fiscais, com dedução do imposto de renda devido, de valores doados a entidades sem fins lucrativos, para aplicação em projetos que promovam a preservação do meio ambiente e o uso sustentável dos recursos naturais.
  • Certificados de Crédito de Carbono: Projetos que reduzem as emissões de gases de efeito estufa podem gerar certificados de crédito de carbono, que podem ser comercializados para empresas interessadas em compensar suas emissões.

Crowdfunding e Financiamento Coletivo:

• Plataformas Online: Iniciativas de captação de recursos também podem recorrer a plataformas de crowdfunding para envolver o público em geral na arrecadação de fundos para projetos ambientais.

É importante ressaltar que a captação de recursos na área ambiental muitas vezes requer a elaboração de projetos bem estruturados e alinhados com as diretrizes e políticas públicas e privadas relacionadas ao meio ambiente. Além disso, a transparência na aplicação dos recursos e a prestação de contas são fundamentais para garantir a eficácia e a legitimidade desses projetos.

Qual a premissa para captação de recursos na área ambiental?

A captação de recursos na área ambiental geralmente requer uma abordagem cuidadosa e estratégica, levando em consideração várias premissas importantes. Aqui estão algumas premissas fundamentais para a captação de recursos na área ambiental:

Identificação de Necessidades e Oportunidades:

• Antes de buscar recursos, é essencial identificar claramente as necessidades ambientais ou oportunidades que o projeto visa abordar. Uma análise abrangente dos desafios ambientais locais ou globais ajudará a definir metas e objetivos específicos.

Elaboração de Projetos Sustentáveis:

• Projetos ambientais devem ser bem elaborados, com objetivos claros, metas mensuráveis e um plano de implementação realista. A sustentabilidade, tanto ambiental quanto financeira, é crucial para atrair apoio contínuo.

Alinhamento com Políticas e Estratégias:

• É importante que os projetos estejam alinhados com políticas públicas, estratégias nacionais ou locais e metas ambientais. Isso aumenta as chances de receber apoio de governos, agências ambientais e outros parceiros institucionais.

Envolvimento da Comunidade:

• A participação e o envolvimento da comunidade local são fundamentais. Projetos que incorporam as necessidades e aspirações das comunidades locais têm mais chances de sucesso e são mais propensos a receber apoio financeiro.

Parcerias Estratégicas:

• Estabelecer parcerias estratégicas com organizações governamentais, não governamentais, empresas, instituições acadêmicas e outros atores relevantes pode facilitar o acesso a recursos e fortalecer a implementação do projeto.

Comunicação Eficaz:

• Uma estratégia de comunicação eficaz é crucial para sensibilizar e mobilizar doadores em potencial. Isso inclui a capacidade de contar objetivo e do projeto de forma convincente e destacar seu impacto positivo.

Transparência e Prestação de Contas:

• A transparência na gestão dos recursos e a prestação de contas são princípios essenciais. Doadores e parceiros querem garantias de que seus investimentos estão sendo utilizados de maneira eficiente e eficaz.

Adesão a Princípios Éticos e Legais:

• É importante aderir a padrões éticos e legais na captação de recursos. Isso inclui a conformidade com regulamentações, evitando práticas enganosas e garantindo a integridade em todas as transações.

Diversificação de Fontes de Recursos:

• Buscar recursos de diversas fontes reduz a dependência de uma única fonte e aumenta a resiliência financeira do projeto. Isso pode incluir doações, parcerias público-privadas, financiamento governamental, entre outros.

Avaliação Contínua e Aprendizado:

• A avaliação contínua do desempenho do projeto é essencial. A capacidade de aprender com sucessos e desafios contribui para a adaptação do projeto ao longo do tempo e para o fortalecimento de futuras solicitações de recursos.

A Fundação São Francisco de Assis, ao seguir essas premissas nos projetos ambientais, têm maior probabilidade de atrair o interesse e o apoio financeiro necessário para alcançar seus objetivos de conservação e sustentabilidade.

Pesquisa e Desenvolvimento <br>Científico e Tecnológico
Pesquisa e Desenvolvimento
Científico e Tecnológico
Evolução social pelo melhor uso da ciência e tecnologia.
Desenvolvimento do Conhecimento
Incentivo à produção e disseminação do conhecimento humano e acadêmico.
Desenvolvimento Social e Econômico
Alavancagem da produção de riquezas e da melhoria da qualidade de vida da população
Desenvolvimento Institucional
Técnicas, metodologias e melhores práticas para o aprimoramento de instituições.
Saúde e <br>Bem Estar
Saúde e
Bem Estar
Fatores fundamentais para a qualidade de vida de um indivíduo
Tecnologia da Informação
Melhor uso das mais modernas ferramentas de Tecnologia da Informação para melhor gestão e desempenho organizacional
Educação de <br> Qualidade
Educação de
Qualidade
A educação tem poder para erradicar a pobreza e transformar vidas
Trabalho Digno e <br>Crescimento Econômico
Trabalho Digno e
Crescimento Econômico
Gerar empregos plenos e produtivos e trabalhos dignos para todos.
Indústria, Inovação e <br>Infraestrutura
Indústria, Inovação e
Infraestrutura
Promover indústrias sustentáveis e investir em pesquisa científica e inovação