A Fundação Assistencial e de Apoio à Biodiversidade São Francisco de Assis – FSFA, é uma entidade de direito privado estabelecida no município do Rio de Janeiro, declarada de utilidade pública pelas leis 2.962 de 7 de janeiro de 2000 e 5.242 de 17 de janeiro de 2011.

Com atuação de mais de 30 anos a partir de sua criação em 1989, é uma organização filantrópica multipropósito, que atua no estímulo ao desenvolvimento institucional, social e ambiental, através do desenvolvimento e aplicação de ações e práticas nas áreas de saber científico, técnico e tecnológico, que sejam de interesse da sociedade.

Originalmente voltada à questões socioambientais e à promoção da saúde em prol da qualidade de vida e igualdade social, a Fundação se reorganizou para suprir novas demandas, incorporando à sua missão a promoção da sustentabilidade, interconectada em todas as suas dimensões.

Atualmente, a FSFA concentra esforços no atendimento a entidades governamentais e empresariais, oferecendo apoio e assessoria técnica qualificada para o desenvolvimento de programas e projetos. Isso é realizado por meio de um gerenciamento eficiente que busca otimizar os resultados.

Para cumprir sua missão de forma eficaz e ética, conta com sólido modelo de governança. Do ponto de vista organizacional recebe o importante apoio de diversos membros, Conselho Deliberativo, Conselho Diretor, Conselho Fiscal e práticas implantadas de Compliance e Auditorias externas. Este modelo visa o estabelecimento de padrões éticos rigorosos e transparência em relação a suas operações e decisões, bem como à prestação de contas. Da mesma forma, permite uma orientação por meio de planejamento estratégico e rotinas de avaliação e monitoramento de seus programas e projetos, evidenciando respectivamente a ênfase na correta alocação de recursos e na adaptação das estratégias, conforme necessário.

O modelo de governança permite uma orientação através de planejamento estratégico, avaliações e monitoramento de programas e projetos. Isso destaca o compromisso com a correta alocação de recursos e a adaptação de estratégias conforme necessário.

A FSFA destaca-se pelo envolvimento das comunidades por meio de práticas inclusivas de gestão participativa, incorporando o conceito de desenvolvimento sustentável em suas esferas de aplicação. Essas diretrizes fortalecem a credibilidade institucional, contribuindo para um setor filantrópico mais responsável e impactante.

Preservação da Biodiversidade e o Compromisso da FSFA:

• Ao longo dos anos, a Fundação Assistencial e de Apoio à Biodiversidade São Francisco de Assis (FSFA) emergiu como uma peça-chave na preservação da biodiversidade no Estado do Rio de Janeiro, consolidando seu papel com esforços voltados ao impacto social. Desde 2009, o Fundo da Mata Atlântica (FMA) tem se destacado como uma força inovadora na compensação ambiental, unindo recursos para projetos abrangentes essenciais à saúde do bioma.

Situação Atual da Conservação no Brasil e na Mata Atlântica:

• De acordo com o painel das Unidades de Conservação Brasileiras, o país conta atualmente com 2859 UCs, sendo 895 de Proteção Integral e 1984 de Uso Sustentável. Essas áreas protegidas correspondem a aproximadamente 1.618.000 km2, representando 19% do território nacional. No cenário dos biomas brasileiros, a Mata Atlântica, com seus 126.619 km2, abrange 13,26% das Unidades de Conservação do país, incluindo 10.098 km2 no Rio de Janeiro, contribuindo significativamente para a preservação.

Contribuição da FSFA na Gestão Operacional:

• No período de setembro de 2022 a setembro de 2023, a FSFA desempenhou um papel crucial ao ser responsável pela gestão operacional de 21 projetos. Dentre esses, 14 atenderam diretamente a 55 Unidades de Conservação, tanto em âmbito estadual quanto municipal. Essas iniciativas foram direcionadas para a preservação e conservação do Bioma Mata Atlântica, reforçando o compromisso da FSFA com a sustentabilidade.

Missão

• Desenvolver o melhor das organizações e da sociedade por meio das práticas socioambientais e organizacionais, tendo nos conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos e na expertise das boas práticas da gestão os seus principais instrumentos de realização.

Meta

• Ser continuamente reconhecidos em todo o Brasil como uma importante referência para o desenvolvimento das organizações e da sociedade, observando acima tudo a ética e transparência necessárias para o desenvolvimento e gestão dos projetos.

Objetivo Principal

• Gerenciar estrategicamente programas, projetos, planos, ações e espaços socioambientais, voltados ao desenvolvimento da sociedade e de suas organizações, da sustentabilidade e da biodiversidade na proteção e conservação do ambiente, utilizando as melhores e mais modernas técnicas e metodologias, assim como pessoal técnico qualificado e adequado para a realização de iniciativas de interesse para a sociedade.